quinta-feira, 29 de abril de 2010

O inicio e o fim #01

No primeiro post eu nem me aprensentei. Sou Fred, prazer em desconhece-lo(a), ou não. Irei postar noticias esta coluna sobre mitologia. Aqui serão abordadas varias mitologias, da brasileira até a japonesa. Well, vamos ao que interessa, a cultura e o conhecimento.
Hoje vou falar um pouco sobre mitologia japonesa

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Mitologia Japonesa
O inicio e o fim visto por varios povos.

Izanagi e Izanami


No começo do universo, tudo era junto, tudo junto e misturado, céu e terra numa bagaça só. Do nada o silêncio predominante acabou quando as partículas começaram a se mexer. Assim, a luz e as partículas mais céleres se elevaram, mas nem todas conseguiram acompanhar a luz. Com isso, a luz se acumulou na parte de cima do universo e as outras particulas ficaram por ali mesmo formando as nuvens (partículas 'leves') e a terra com sua forma pré definida (particulas 'pesadas').

Surgiram divindades na época da formação da terra. As três mais importantes eram: Ame-no-mi-naka-nushi-no-Kami (Senhor do Esplêndido Centro do Céu), Taka-mi-musushi-no-Kami (Deus da Energia Vital), Kami-musushi-no-Kami(Divindade da Esplêndida Energia Vital).

Depois desses, se formaram outros deuses não menos importantes, mas para o texto não ficar chato não irei citar o nome de todos e irei direto ao ponto, ou não. Dois desses deuses, Izanagi e Izanami, foram mandados pelas divindades maiores para organizar a Terra, que até então era uma coisa plana cheia de massa viscosa (emocionante a Terra, não?). A ele foram confiadas essa missão e a lança celestial, Ama-no-Nukobo. Eles desceram até essa massa viscosa e Izanagi mergulhou na massa a lança e, ao levantá-la, as gotas que caíram da ponta da lança se tornaram sólidas, formando-se assim a ilha de Onogoro, que significa "espontaneamente coagulada".

Os dois deuses se casaram nessa ilha mesmo sendo irmãos para se completarem. Fizeram outras ilhas, cachoeiras, montanhas, arvores, o vento... todos filhos desses dois deuses. Após todas as ilhas serem feitas e povoadas nasceu o ultimo filho dos dois, foi o deus do fogo, entretanto com o seu nascimento, Izanami adoeceu com febres altíssimas por causa de queimaduras of DOOM em sua vagina que eventualmente a mataram.

Izanami foi para o mundo dos mortos, o Yomi. Izanagi seguiu sua esposa, mesmo contra a vontade da mesma. Então Izanami, para castigar o marido de a ter perseguido, deu o troco bem dado com a ajuda de criaturas que viviam no Yomi. Izanagi consegue escapar de sua esposa e volta para o mundo dos vivos. Contudo Izanami manda um recado diretamente do inferno (não me pergunte como) que despovoaria o mundo matando mil pessoas por dia, mas Izanagi retrucou dizendo que, para cada mil que morressem, mil e quinhentas seriam criadas.

Com isso, o casal de deuses criou o modelo da Natureza para todo o sempre; criando, pelo seu divórcio a vida e a morte. Após ser purificado em um ritual para que desaparecessem as consequências de sua descida ao mundo dos mortos,
Izanagi cria a deusa do sol, da lua e das tempestades.

Para os caros leitores não cansarem de ler, semana que vem irei continuar. Mas dessa vez irei falar somente dos deuses do sol e das tempestades.

Alguém que saiba bem sobre mitologia japonesa e queria corrigir algo fique avontade. Semana que vem a próxima parte é postada ^^

Sayonara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário