quinta-feira, 6 de maio de 2010

O inicio e o fim #02

Agora vou encerrar a Mitologia Japonesa falando sobre os deuses do sol e das tempestades.
------------------------------------------
A Mitologia Japonesa
O inicio e o fim visto por varios
povos.


Amaterasu e Susanoo


Como havia dito na primeira parte, Izanagi criou a deusa do sol (Amaterasu), o deus das tempestades (Susanoo) e o deus da lua (Tsukuyomi), porém só irei falar sobre Amaterasu e Susanoo. Nada contra Tsukuyomi, mas ele não é tão importante assim.

Amaterasu, como dito acima, é a deusa do sol, da qual descende a familia imperial. Ela sempre fica de costas pro seu irmão Tsukuyomi (preciso explicar o por quê?). Amaterasu vivia discutindo com seus irmãos, coisa normal. Porém a coisa começou a esquentar e as brigas ficaram cada vez mais fortes.

Susanoo que não é burro nem nada foi aprontar pra sua irmãzinha querida. Certa vez foi visita-la com o pretexto de que iria pedir desculpas pelos erros cometidos no passado. Porém ele foi lá e soltou uns bichos que acabaram com sua plantação.
Além da destruição dos campos, Susanoo também violou muitos bens de Amaterasu (que irmão, hein?). Amaterasu ficou triste, emo e depressivo e foi pra uma caverna deixando o mundo inteiro na escuridão.

Ela jurou de pés juntos que não ia sair, mas um grupo de deuses arrumou um jeitinho para isso. Esse pessoal começou a dançar em frente da caverna, Ao mesmo tempo faziam um barulho do cão. Amaterasu ficou com curiosidade e deu uma espiadinha pra fora, vendo sua imagem refletida em um espelho confeccionado com o objetivo de tirar a deusa de lá. Ela fica encantada com sigo mesma e sai da caverna. Este espelho é uma das insígnias imperiais do Japão, e depois deste episódio, nunca mais a alternância do dia e da noite foi perturbada.

Susanoo não era apenas o deus das tempestades, mas também conhecido como o macho impetuoso. Depois que ele fez isso com sua irmã, foi expulso do reino celestial e foi para a província de Izumo, localizada na costa da ilha de Honshu. Mais tarde ele foi para a Coréia, onde criou varias florestas com sua barba.

Uma outra lenda conta que Susanoo matou um dragão de oito cabeças. A história possui dois fins alternativos. Um é que o dragão ficou bebum por beber muito saquê, a outra diz que esse saquê estava envenenado por Susanoo. Ninguém sabe de fato o fim. Bom, acho que é só.

Como eu havia dito existem muitas outras divindades não tão menos importantes quanto essas, mas a história é mais voltada para elas, fazer o quê.

Opinião pessoal: sem duvida uma mitologia fantástica com varios deuses, intrigas, brigas e tudo mais. Só faltou uma coisa... GUERRA! Isso para mim é um aspecto essencial nas mitologias. Não sei por que. Deve ser o fato de eu amar a mitologia nórdica. =D

Até semana que vem, FlwZ ;D




4 comentários:

  1. amaterasu e susanoo ão jutsus do itachi u.u

    ResponderExcluir
  2. pra mim a mitologia japonesa falta uns bixus du mal e uns deuses caolhos como na nordica é o odin e na egipcia é o horus / flavio

    ResponderExcluir
  3. Naruto já tá meio... exagerado, não?

    ResponderExcluir