sexta-feira, 14 de maio de 2010

O inicio e o fim #03

Mitologia Maia
O inicio e o fim visto por varios povos.

Olá terraqueos, hoje trago-lhes a mitologia Maia, muito polemica pelo fato das discuções sobre catastrofes que possam ocorrer 2012. Mas não irei falar sobre isso, na verdade irei falar sobre a criação de acordo com esse povo, sobre o Popol Vuh.

Popol Vuh


Popol Vuh não é nada mais nada menos que um livro que trás os relatos dos mitos da criação da terra, os deuses gemeos e a criação do primeiro homem.

Tepeu e Gucumatz são os criadores de tudo. Tais deuses criaram o mundo apartir de suas vontades. Tinha também o Huracán, deus menos importante. Esses três tentaram criar o homem apartir da lama, porém fracassaram pela lama ser um material pouco resistente.

Agora sete deuses estavam envolvidos na criação do homem. Dessa vez eles tentaram criar o homem apartir da madeira, porém falharam como da vez anterior.

Na próxima tentativa treze deuses participaram da criação. Tentaram criar o homem apartir do milho e obtiveram sucesso.

Após a história da criação, o Popol Vuh narra as aventuras
dos heróis gêmeos lendarios, Hunahpú e Ixbalanqué, que consistiram em derrotar aos Senhores de Xibalbá, do mundo terrenal.

Acho que é só. Não encontrei muitas informaçoes sobre essa mitologia, pois a maioria foi queimada na colonização dos espainhos. Isso é uma pena.

Bom, FlwZ caras, desculpem me pelo atraso e até semana que vem o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário